[moda] O figurino da novela

Prometi a mim mesma que não falaria da novela nos meus blogs, a não ser em último caso. Pois bem, este é um último caso. Como ex-figurinista, não estou me aguentando de vontade de falar do figurino de Viver a Vida…

Quando a novela começou, eu estava curtindo bastante as produções, mas depois acho que foi dando uma desandada. Comecemos com Helena. Marie Salles (a figurinista) em princípio usou como referência um ensaio com um clima meio “safári” da revista Vogue América, de março de 2009, clicado por Patrick Demachelier, com a modelo Liya Kebede. De lá, saíram looks como estes:

Bem bacanas, clássicos, mas ao mesmo tempo antenados. Me passava bem a idéia de uma modelo madura, que já saiu da fase fashion victim, mas que tem um guarda-roupa com personalidade.
Mas então, eis que surge a viagem para Jordânia. E Helena, de modelo clássica e elegante, passa a “deusa de ébano”. Vamos combinar que essa história de vestir as negras como rainhas africanas já é meio velha, né? Achei óbvio demais…

No contraponto, está Luciana, a antagonista. Mais nova, ela tem uma personalidade despojada, quase teen. Para ilustrar isso, Marie Salles decidiu apostar na tendência do grunge chic (odeio este termo, mas é como essa tendência tem sido chamada na mídia): sobreposições, roupas largas, propositalmente rasgadas ou desfiadas, sempre acompanhadas de um toque sexy, seja o comprimento da saia ou o salto altíssimo. Agradou.

 

Tereza, a outra antagonista da história é uma modelo aposentada. Acho que, pelo papel, a Lília Cabral deveria luzir uns modelitos mais descolados, tá tudo tão careta… Neste caso, não sei se é uma falha da figurinista. Me dá a impressão que a própria atriz (apesar de ótima) não sustente este papel de moderninha. Alguém aí consegue vê-la numa passarela? Eu não! 

 

Acho que poderia funcionar algo por este caminho:

 
Outra obviedade que acho é o visual da Renata. Só porque ela é meio junkie, não precisava ser uma cópia da Amy Winehouse… Caímos no fácil, não acham? Meu ex-chefe chamava isso de “figurino preguiçoso”.
E, por último não posso deixar de falar da telejornalista de economia Malu e seus microvestidos. Gente, sério, em alguma TV vocês já viram uma jornalista vestida de maneira super sexy para apresentar o boletim econômico? Tá certo que a personagem tem seu apelo sensual, mas acho que isso poderia ter ficado a cargo da interpretação, em vez de colocar a moça em umas roupitchas totalmente inadequadas, né não?

Anúncios

Uma resposta em “[moda] O figurino da novela

  1. Hahaha, Nina, relendo esse post me lembrei demais daquele jornal trash to SBT (?) que as duas jornalistas apresentavam as noticias sentadas no sofa com saias curtissimas! O horror.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s