[moda] Um ano sem YSL

Desde o dia 15 que tenho pensado em postar sobre o aniversário de morte de Yves Saint Laurent. Como me enrolei, “roubei” este post do Moda Pra Ler:

É impossível pensar na história da moda do século XX sem pensar em Saint Laurent. Podemos dizer, a grosso modo, que ele deu continuidade a idéia de Chanel, buscou no guarda-roupa masculino maneiras de deixar a mulher mais confortável e de acordo com o seu tempo e suas conquistas. Saint Laurent enxergava além… Viu a margem esquerda do Rio Sena, valorizou a juventude efervescente dos anos 60 e a valorizou como potencial consumidora, casou arte e moda muitas vezes. E YSL era um grande detetive de tendências nato. E é aí que entra a exposição carioca [que estava no CCBB do Rio, até dia 19 deste mês].

Muito antes das agências que detectam comportamentos cobrarem fortunas para viajar o mundo e dizer às marcas de moda no que elas devem apostar na próxima coleção, Saint Laurent detectou o “étnico” (expressão tão usada hoje em dia) por pura paixão pela cultura de outros países.

Yves Saint Laurent usava elementos das indumentárias tradicionais de cada continente para criar suas roupas. Não deixava passar nada: estampas, amarrações, proporções, caimento, tecidos, acessórios, cores, e por que não a alma de cada país. Adaptava tudo ao gosto das mulheres.

Rússia

Índia




Ásia – China e Japão




Espanha


Marrocos
Saint Laurent adorava o país e tinha uma casa em Marrakesh, palco de muitas festas.





África



Crédito:
Laura Artigas / Moda Pra Ler
Croquis e fotos “Espanha”: divulgação exposição

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s