[novas] Nova Ordem

Tirei este post de um blog que eu cada vez gosto mais: o Moda Pra Ler.

crédito:Spencer Tunick

Forever 21? Já ouviu falar?

A marca é um fenômeno nos Estados Unidos e segue a linha fastfashion da H&M e Zara. Pois é, seu crescimento meteórico promete agora alcançar níveis avassaladores, estando na Times Square em Nova York. Um dos lugares mais populares do mundo. O dono da Forever 21 é o coreano evangélico Don Chang. Seu país que só cresce economicamente e sua religião que ganha cada vez mais fieis. Reflexo de uma nova ordem mundial? As sacolas da loja vêm com palavras da bíblia.

A protagonista da matéria de Rafael Teixeira na Revista Piauí não é a marca e sim a loja Virgin, que cedeu seu ponto de venda novaiorquino para a Forever 21. A Virgin foi o templo de consumo da música, e está perdendo seus clientes graças ao avanço dos downloads na Internet. Em contrapartida ao declínio do mercado de CDs, está o avanço da moda. Simbólico. A reportagem diz “e mais um sinal de que a indústria da moda, com crise ou sem crise, não pára de crescer”.

E faço desta afirmação a minha pergunta. Por que a indústria de moda não pára de crescer?

Acredito que a resposta seja a mesma que levou a loja de discos a fechar. Sim, a Internet. A moda encontrou um meio que muda mais rápido que ela. A troca de informações sobre o mundo da moda e da beleza, a roupa das celebridades, as fashion weeks em tempo real, tudo isso aliado a possibilidade de se mostrar, de aparecer (um dos grandes legados da era digital) aumenta a vontade de consumir moda. Ainda não dá pra baixar roupa pela internet e as pessoas, em geral, gostam de aparecer vestidas. Enquanto quem pode compra a marca de luxo, quem não pode corre na Forever 21 atrás da cópia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s