[moda] O domínio branco

Adorei a alfinetada que o Cajón de Sastre deu nos grandes da moda italiana:

A The Cut, publicou um artigo interessantíssimo chamado “Why Were Milan’s Runways So Whitewashed?”, onde apresentam de forma detalhada uma minuciosa relação das modelos que participaram estes dias na Semana da Moda de Milão. É impressionante descobrir que nos desfiles das principais marcas de moda italianas somente foram usadas modelos brancas.

Nem Gianfranco Ferré, nem Giorgio Armani, nem Jil Sander, nem Marni, nem Missoni, nem Moschino, nem Prada (que no ano passado rompeu com uma década sem modelos negras incorporando a Jourdan Dunn no seu desfile), nem Salvatore Ferragamo apostaram pela diversidade. Se constata, além disso, que nos desfiles onde participam, as poucasmodelos negras, só saem uma vez à passarela, enquanto suas companheiras têm pelo menos uma troca de roupa. A pergunta que não quer calar: O que aconteceu com o país que dedicou uma Vogue a Raça negra ano passado?

Anúncios

Uma resposta em “[moda] O domínio branco

  1. Salve, salve! Adorei esse post. Levanta uma questão mais do que importante. Apesar de alguns avanços, o universo da moda ainda é muito racista. Há 15 anos, quando eu brincava de modelo em Brasília, cheguei a ouvir que, por ser negra, deveria ser mais magra do que as outras pra reproduzir o look etíope. Alguns avanços rolaram. Mas as modelos negras ainda são submetidas há uma série de violências. Gôra de parabéns por levantar essa bola. Coleção nova linda e blog antenado. Mas Nina vai entender p.q comentei nesse aqui. Parabéns pelo trabalho de vocês e espero que logo, logo a coleção chegue por Brasília. Se não, vou ser obrigada a fazer uma visitinha à minha cidade natal. Vixe, às vezes até esqueço que sou de Curitiba. Nasci aí, mas nunca morei. O bom é falar que sou curitibana e ver a reação de quem acha que “só” posso ter nascido na Bahia por ser negra. Salve o Paraná! Beijos, Juliana Cézar Nunes – jornalista – Brasília

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s