[moda] sobre moda, arte e comércio

Acho que moda – assim como a arte e o artesanato – deveria estar dividda em categorias. Sem qualquer tipo de monosprezo pelo artesanato, acho que a arte tem maior valor antes de tudo porque é única. Uma criação artística envolve uma idéia brilhante, uma conjunção de sentimentos e um nível de elaboração que peças comerciais não conseguem atingir.

Com a moda não é diferente. Para mim, existe a moda-arte e a moda-artesanato. Ou seja, existe a moda que todos conhecemos, que está aí nas lojas para todo mundo comprar e que, muitas vezes, até tem seus momentos preciosos, mas eles não são mais que peças de mercado, moda-artesanato.

Em outros casos, vemos como um desenhador pode se superar, criando verdadeiras obras de arte, envolvendo modalidades (engenharia, pintura, arquitetura) a partir da modelagem de tecidos e outros materiais. Este é o caso de Hussein Chalayan, um estilista que cria verdadeiras esculturas em suas coleções. Publico um trechinho do seu desfile primavera-verão 2007.

Já tem um tempo que os desenhadores de moda vêm jogando com o intercâmbio de modalidades. O próprio Chalayan em outra temporada fez uma saia ajustável que se adaptava automaticamente à forma do corpo, mas nada tinha sido tão ambicioso como esta coleção.

Cinco trajes recorrem a história da moda no século XX, mudando de forma em tempo real sobre o corpo da modelo; abrindo decotes, aumentando o babado das saias, passando por várias transformações, até recolher o vestido inteiro dentro de um chapéu. Ver pra crer. É o fim das gafes femininas. Você chega a uma festa e vê um vestido igualzinho ao seu… Aperta o botãozinho e seu modelito vira outro completamente diferente. Um luxo só.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s